Batendo um papo sobre Sororidade


Antes de começar a falar vim esclarecer algumas coisas :
1) Eu não sou feminista, mas também não vim aqui falar do porque que não sou, e nem defasar o movimento até porque, esse não é o assunto que vim tratar através deste texto.
2) Não odeio os homens.
3) vim apenas expor os fatos e falar da minha perspectiva em relação a esta palavra cheia de significado: Sororidade.

Para quem ainda não ouviu falar nesse termo, darei uma breve definição: "Mulheres não são rivais, são irmãs". Sororidade trata-se da serventia de mulher para mulher, apoio, empatia. Um conceito contra a competição feminina e apoio a união das mesmas. Bem, expondo os fatos de forma nua e crua, nossa sociedade é permeada por uma redoma de um pensamento bastante machista. E com isso, não estou dizendo que todas as pessoas possuem este perfil, mas, que uma parte considerável abarca esse pensamento. Algumas pessoas preferem seguir a vida e fingir que nada acontece, e outras realmente se incomodam. Eu faço parte desse núcleo de pessoas que se incomodam. E se tenho uma forma de ser ouvida/lida, então farei pela escrita. 

Desde pequenas nós mulheres somos ensinadas a nos ver, e ver outras mulheres com olhos culposos, julgadores que inferiorizão e rivalizam uma mulher contra outra. Alguns exemplos de comentários são estes: "amiga de mulher não é amiga, é inimiga" "amiga de mulher é invejosa", Errou a baliza, só podia ser mulher mesmo!", "Toda mulher gosta de intriga/fofoca", "Mulher tem que vigiar o namorado/marido, se não perde pra concorrência.", '"Chegou novata na Faculdade/Escola/Trabalho, então será sua rival", "Que mulher louca, quer ser independente (ao invés de depender do marido)", "Foi estuprada? deveria estar acompanha de alguém, não andando sozinha por aí", entre outros exemplos que vão dos comentários expostos a pior.

Algo te soa familiar? Não é para menos. Eu e você, Mulher/Moça, já ouvimos ao menos cinco ou mais comentários como este durante toda a vida, por familiares, amigos e terceiros, tanto homens quanto mulheres. Várias pessoas dão palpites sobre como a mulher deve/deveria ser, sobre suas capacidades mentais e físicas. Parece que todo mundo tem uma ideia formada de como deve ser de fato uma mulher. O que muitas vezes me incomoda e me vem a mente, é se as pessoas já perguntaram as próprias, o que é que as mulheres querem, quais seu sonhos, quais suas perspectivas de vida. É incrível, a quantidade de conteúdo  que encontro na internet, que se diz "Feminino", mas em sua maioria é escrito por homens, que apenas ditam e restringem perfil físico e intelectual da "mulher perfeita". Eu acredito que ser mulher é muito mais do que ter um rostinho bonito e um padrão de corpo. Ser mulher não se resume a estar comprometida com alguém e coloca-lo como objetivo de vida. Ser mulher também é refletir, pensar, e sim! Ser tratada com todo respeito que todo ser humano merece.

Quantas de vocês já ouviram alguns homens se dirigindo a outros com os dizeres "Você joga como mulherzinha", "Ta fazendo muito drama, deixa de ser mulherzinha". E quantas vezes você mulher, fez esse comentário se referindo a outra mulher pela outra não alcançar o mesmo resultado como você em determinada atividade? Aí entra a questão da Sororidade. Será que é só drama mesmo, por achar esse tipo de comentário ofensivo? Ou será que, de fato, desmerecem a mulher de maneiras diferentes em áreas diversas? Se as sua resposta a primeira pergunta foi sim, então eu acho que é preciso rever seu conceito sobre a palavra respeito.

Mulheres precisam da Sororidade?


Diante do desprezo que vemos sob a figura feminina eu acredito que sim, mulheres precisam da sororidade. Não falo de desprezar os homens e colocar as mulheres num pedestal, mas falo de trata-las como seres humanos que são, providas de seu uso bem dotado da razão e capacidade intelecutal tanto quanto o homem. Sororidade significa desconstruir toda essa ideia de rivalidade entre as mulheres, e cultura da inferiorização, sob uma falsa referência das faculdades mentais da mulher. É destacar a representatividade feminina em suas conquistas. É se orgulhar sabendo que uma mulher conquistou oportunidades de trabalho melhores devido a suas competências; ver outra mulher precisando de apoio, e ajuda-la, não menospreza-la; impulsionar mulheres a conquistarem direitos iguais, respeito, e valorização nas mais diversas áreas. Então, vamos nos tratar e tratar o próximo com respeito, e não fazer ao próximo aquilo que você não gostaria que fizessem a você. A regra de ouro vale para todos.


5 comentários

  1. Com toda certeza as mulheres precisam ser irmãs, se apoiar e se unir. Não somos rivais, nunca fomos.
    Achei tua reflexão sobre o assunto muito boa :)

    https://heyimwiththeband.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Ah, ainda não segua teu blog mas já resolvi isso hehe :)

    ResponderExcluir
  3. Menina,confesso que o seu post me fez refletir bastante sobre sonoridade.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Que post maravilhoso! Sororidade é algo que a gente precisa e muito, já cansei de ver mulheres se vendo como rivais e se rebaixando e admito que até eu mesma já pensei assim, quando, na verdade, devíamos ser todas irmãs e nos tratar como tal, né? Sobre o feminismo, super respeito a tua opinião sobre não ser e nem quero me intrometer, mas tudo o que você disse nesse texto é basicamente a base do feminismo, viu? Sei que o movimento tem uma imagem bem deturpada hoje em dia, infelizmente, mas não é essa a ideia (de odiar homens e tal) que a gente quer passar, muito pelo contrário, é tudo sobre igualdade e respeito. Mas enfim, independente disso, amei muito o post e espero que faça muitas mulheres refletirem sobre a sororidade porque já tá mais que na hora da gente se unir <3.
    Um beijão,
    Gabs | likegabs.blogspot.com ❥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabriela! Obrigada por compartilhar da mesma visão que eu. Eu sei que essas são as bases do feminismo, eu também já me considerei uma, porém não compartilho mais das mesmas convicções, porque como você bem disse, o movimento de hoje está bem deturpado, são vários subgrupos com ideias diversas, que já não se encaixam na minha forma de ser e de pensar. Mas, respeito quem é de fato. Fico feliz por teu comentário <3

      Excluir