tenho que ir, mãe

Imagem relacionada


Preciso aprender mãe, e é por isso que preciso partir. Vamos chorar, um pouco talvez, até que nos acostumemos. Você com aquela saudade de cuidar de mim, e eu de você. Mas, preciso ir. Preciso aprender a conquistar o mundo só, sem ter que voltar desesperada para debaixo das suas asas quando as coisas começarem a dar errado. Preciso descobrir que o guarda-roupas organizado irá facilitar mais a minha vida. Que os pratos não irão se lavar só se eu não o fizer. Que sentir o cheiro da limpeza dentro de casa é satisfatório, ainda mais quando fui eu que a realizei. 

Preciso aprender a ter mãos de fada na cozinha, como as da senhora. Sei que não chegarei nem aos pés, mas conto com a ajuda da internet para me dar um reforço. Preciso aprender a pagar os meus débitos e entender os variados tipos de siglas de impostos. Tenho que me planejar financeiramente para que meu salário dure 30 dias do mês

Preciso aprender que nem sempre a senhora estará ao meu lado. Que a partir de agora terei que me aturar só, e não poderei surtar, porque eu serei a única adulta responsável a ter de segurar as pontas. Preciso partir para dizer aos outros que "a minha mãe sempre me dizia..." e em seguida compartilhar seus conselhos que me dirigiram por muito tempo. Preciso aprender a identificar as amizades ruins, (coisa que você fazia por mim antes).

Aos domingos, preciso lavar o rosto, tirar o velho pijama e fazer a janta, não ficar ouvindo minhas músicas com os fones de ouvido esperando que a senhora o faça, como era de costume. Preciso aprender a lutar contra os meus medos, enfrentar os problemas e sentir falta do aconchego dos seus abraços me dizendo que vai ficar tudo bem.

Vou sentir falta, do seu sorriso tranquilo ao ouvir com atenção cada detalhe entediante do meu dia. Das lágrimas compartilhadas e dos sermões incansáveis. Não pense que não vai doer, sentirei sua falta todos os dias da minha vida. Mesmo que eu tenha filhos. Mesmo que os anos me alcancem. Mesmo que eu escreva o melhor livro da minha vida. Não me esquecerei de você, te carregarei sempre comigo. E sempre que a saudade apertar mais que o normal, voltarei para passar um domingo contigo.

- Ingrid Ramires

4 comentários

  1. Ai que deprê Ingrid!!!
    Eu não quero me distanciar da minha mãe JAMAIS!!!
    Sempre digo pra ela que mesmo quando eu casar, quero que ela more na casa ao lado pra quando precisar ter sempre o aconchego dela e ela o meu, pois minha mãe é a melhor parte de mim.

    https://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu entendo, quando se trata das pessoas que nos amamos e que nos acompanharam toda a vida é sempre complicado, mas a verdade é que não teremos as pessoas que amamos para sempre ao nosso lado, e hora ou outra teremos que tomar decisões por si só e isso não quer dizer abandono. Obrigada pelo comentário <3

      Excluir
  2. Oi, td bem?
    Que texto bonito! Sempre me pego pensando nisso, de como será quando for morar sozinha, etc...
    Mas não estou pronta ainda e acho que ainda vai levar um bom tempo adsuhhduasdas, tanto financeiramente quanto pra conseguir me separar dos meus pais <3
    Me emocionei com o texto!
    Beijos
    www.somosvisiveiseinfinitos.com.br

    ResponderExcluir
  3. Aiii Ingrid me identifiquei nas tuas palavras quando casei me mudei de estado, estou hoje a quase 700 km da minha mãe .... Aprendi muito longe, dela cresci e me tornei mulher mas a ausência e perturbadora é bem isso mesmo que tu escreveu. Adorei tuas palavras.

    Beijão!!!!

    ResponderExcluir