Ciclos

As pessoas sempre comentaram sobre a minha capacidade de ser tão desapegada em relação aos meus cabelos. Todos os anos eu mudo de alguma forma, ou de 5 em 5 meses (ou até menos). Inclusive acabei de cortar uma franjinha no meu cabelo, o que de fato me inspirou a escrever esse texto.

Já cortei meus cabelos de várias formas, já pintei de algumas cores. Na verdade Já mudei em tantos aspectos que nem no meu album de fotos é possível encontrar fotos muito parecidas. Já tive uns estilos meio dark, meio hippie, meio urbano, e hoje eu gosto de pensar que sou uma mistura de vários, dependendo do meu humor. Vou do Rock a música clássica, de Mpb ao Rap. Já fiz Balé, dança e teatro mas também tive o meus momentos de praticar apenas artes marciais. Já quis morar em outro estado e de fato morei, mas a saudade da minha terra natal sempre foi mais forte e voltei. Já morri de amores na adolescência, e depois percebi que na verdade o amor bom é o recíproco. Conheci gente nova e diferente e vi que a vida não se resumia apenas a maneira como eu enxergava o mundo, e que os outros também tem muito o que ensinar. 

Entre essas e outras situações, assim minha vida foi se construindo, através de muitas mudanças que podem ter parecido não muito coerentes para outros, mas que, para mim foram necessárias e me renderam muitos aprendizados.

Eu acredito que a nossa vida seja cheia de ciclos. Uns mais longos e outros mais curtos. A todo momento iniciamos, continuamos ou fechamos um ciclo. Imagino que a cada novo dia Deus nos dá oportunidades para recomeçar. Mudar as prioridades quando necessário e deixar no lugar  o que precisa ter continuidade.

Momentos bons surgem, assim como os ruins, e de alguma forma, as nossas percepções sobre vida se modificam. Já sobrevivi a muitos naufrágios. Com a ajuda de Deus primeiramente e porque decidi a não ficar a deriva. A cada queda aprendi a traçar uma reta. Mudar a direção, fazer algo novo. 

Gosto de mudar o cabelo, porque gosto de me reiventar e porque representa uma metáfora em minha vida. Mudar o cabelo para mim significa recomeço. Novos rumos, abandono de algumas coisas velhas. Significa cuidar de mim, cuidar da mente,  replantar o amor próprio. Meu corte de cabelo nada mais é que o reflexo da minha mudança interior.

Entenda que equanto você passa tempo se deleitando nas dores, tirando as casquinhas das feridas, a vida está passando e você continua preso num momento da sua vida por não se permitir recomeçar. Não estou dizendo que para você ser alguém mais feliz você precisa mudar constatemente o visual. A historinha da metáfora dos meus cortes de cabelo é só ensejo para te dizer que todos os dias temos a oportunidade de viver um novo ciclo.

Todos os dias são recomeços se você se permitir, então faça valer a pena. Isso é clichê mais não deixa de ser válido. Lute por aquilo que sonha, abra mão das coisas que te machucam. Jogue fora sentimentos ruins, e toda a carga negativa, e aprenda com os momentos dificeis. Permita-se enxergar coisas novas. Permita-se também aprender com com seus erros, mas não passe a vida se martirizando por eles. Apenas mude de atitude. Entenda que você é único responsável pela sua felicidade. Se cuide, se ame e se valorize, só assim poderá amar outro alguém sem depositar nela toda a responsabilidade da sua autoestima. Seja você preenchido dos melhores sentimentos, porque quando os momentos atribulados vierem sobre ti, você vai saber lidar com mais resiliência. Não desiste, tenha fé que cada coisa se ajeita no tempo certo, e então prossiga e não fique a deriva.

- Ingrid Maria Ramires



0 comentários