Esteriótipos


Certa vez, me fizeram uma pergunta que ao meu ver foi decerto muito tola e infeliz: "De que tipo de cara você gosta? Loiro, moreno, alto, baixo..." E então a pessoa começou a traçar vários esteriótipos jurando que eu iria escolher algum destes apresentados.

Prontamente respondi, "me chama atenção aquele que tem zelo e cuidado em tocar minha alma". Isso pode parecer um sentimentalismo extremo para muitos, clichê. Mas para mim nada mais é que um pragmatismo.

Ora, se a maioria das pessoas gostam de selecionar beleza ao invés de alma, porque afinal eu não posso gostar de selecionar através da essência?

Sabe porque eu acho que a pergunta sobre que "tipo de pessoa" a gente deve gostar (baseada em padrões físicos) uma tolice? Pelo simples fato de que as pessoas nunca são aquilo que aparentam pelo nosso julgamento.

Já teve muita gente bonita que achei feia só pelo fato de ter aberto a boca e falado muita besteira. E já conheci pessoas que se tornaram muito mais belas para mim, só de conhecer a essência, de vê tudo aquilo que elas verdadeiramente eram, não só em palavras bonitas, mas, em atitudes. Já conheci menino com atitudes maduras, e já vi atitudes de menino realizadas por pessoas que se dizem homem - só se for no aspecto fisiológico, claro -.

Verdade seja dita : Eu sou muito desatenta, e simplesmente não tenho saco para gostar das pessoas pelo que elas aparentemente são. Também não tenho muito paciência para palavras lindas que encantam, elogios e frases feitas.

Prefiro vários momentos de conversa com quem entende da minha essência, do que estar com alguém "bonito" que tem a mesma coversa fiada com todas as outras.  

As pessoas confundem muito atração e amor. Procuram prazer, e prazer é algo tão momentâneo. Eu acredito que ainda há algumas poucas pessoas que ainda saibam que amor é muito mais que o físico,  é conexão de alma.

Amor para mim, em todos os aspectos, (familia, amizade, relacionamentos), é cumplicidade, respeito, risada a toa de algo besta, é ser quem realmente é com quem se gosta, é porto seguro em dias de dor,  é diligência e cuidado. Amor também da trabalho pois é algo a ser cultivado. É conhecer alguém com qualidades e defeitos e mesmo assim ama-la por ser perfeitamente imperfeita.

Porque na verdade, embora as pessoas busquem perfeição no outro, nunca encontraram. Um dia as máscaras caem. Um dia o corpo envelhece. Um dia a beleza não bastará. Um dia quando tiver alcançado a maturidade, vai querer alguém que converse, te queira perto pelo simples fato de gostar da presença, alguém que veja o teu lado mais estranho e fique sem censurar. Podem me chamar de careta, de brega, afirmo com convicção que sou. Afinal, não consigo me acostumar ao vazio de um relacionamento sem essência.

Pessoas não são objetos de satisfação, tampouco brinquedos. Se não for para gerar algo profundo e verdadeiro, se for para ser superficial, um passa-tempo, farei questão de ser uma solteirona.


0 comentários